Extrato Pirolenhoso
Extrato Pirolenhoso
O extrato pirolenhoso produto milenar de origem japonesa vem sendo estudado no controle de nematoides em várias culturas.
Também conhecido como
- extrato pirolenhoso,
- líquido pirolenhoso
- vinagre de madeira
- pirolenhoso
Tem colaborado para o desenvolvimento de raízes, parte aérea das plantas, como condicionador de solo e também tem contribuindo para o desenvolvimento de microrganismos benéficos.
O extrato pirolenhoso é obtido através da carbonização da madeira obtida na produção de carvão vegetal ( no caso do produto que testamos na produção de casca de arroz carbonizada ), onde a fumaça passa pelo processo de condensação, gerando o extrato pirolenhoso bruto com a presença do alcatrão, a fumaça não condensável vai para atmosfera.
Não deve ser armazenado em vasilhas de ferro ou alumínio.
Seu odor característico é cheiro de defumado.
Deve se evitar o contato com a pele ou ao alcance de crianças.
Já foi comprovada a sua eficácia para:
- bioestimulante vegetal,
- condicionador de solo
- Desinfecção de ambientes e esterilizante;
- é um produto de origem vegetal e que reduz os impactos ambientais, além de contaminações
- Enraizador e ativador de brotações;
- fertilizante,
- fungicida
- indutor de enraizamento,
- problemas sanitários de raízes ( nematóides )
- reduz acúmulo de resíduos
- repelente de insetos
- Repelente e defensivo contra moscas, mosquito da dengue, pulgões, cochonilhas, trips, ácaros, brocas, nematóides e fungos e bactérias, como a podridão mole, entre outros;
- etc
Por ser um adjuvante, o extrato pirolenhoso pode ser aplicado na calda, junto com fertilizantes, herbicidas, fungicidas, inseticidas, demais pesticidas e pulverizado sobre folhas.
Além disso, pode ser aplicado na rega para o tratamento de sementes ou raízes
É eficiente no controle de pragas comuns, como pulgões, ácaros e larvas de insetos. Ele atua de forma seletiva, afetando apenas os organismos indesejados, sem prejudicar os insetos benéficos, como as abelhas.
Melhoria da qualidade do solo
É rico em nutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas, como nitrogênio, fósforo e potássio. Esses nutrientes são importantes para o desenvolvimento das raízes das plantas e para a absorção de água e nutrientes.
Também pode melhorar a estrutura do solo, tornando-o mais aerado e facilitando a absorção de água pelas plantas.
Outra forma pela qual o extrato pirolenhoso melhora a qualidade do solo é através do estímulo ao desenvolvimento de microrganismos benéficos, como bactérias e fungos.
Aumento na resistência a estresses
Estimula a produção de fitoalexinas, compostos naturais que as plantas produzem para combater patógenos.
Com um sistema imunológico mais forte, as plantas são capazes de resistir melhor ao estresse hídrico, climático e estresse por salinidade.
Com maior resistência, as plantas se desenvolvem melhor em condições adversas, resultando cultivos mais saudáveis e menos dependentes de pesticidas.
Sustentabilidade
Além dos benefícios diretos para a produção e a qualidade, o seu uso também contribui para a sustentabilidade ambiental. Reduzir a dependência de pesticidas químicos é uma prática sustentável, pois esses produtos podem causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
É uma opção natural e biodegradável, o que significa que não causa danos ao meio ambiente.
Redução do uso de agrotóxicos
Possui propriedades antimicrobianas e inseticidas naturais, que podem ajudar a reduzir a utilização de agrotóxicos sintéticos. Isso é benéfico tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente, uma vez que os agrotóxicos convencionais podem causar danos à saúde dos agricultores e contaminar os ecossistemas.
O uso do extrato pirolenhoso como alternativa aos pesticidas químicos pode ser benéfico tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente. Os pesticidas químicos são conhecidos por seus efeitos negativos na saúde dos agricultores e na contaminação do solo e da água.
Só para reforçar.... não apliquem inseticidas químicos sem o uso de EPIs ( Equipamento de Proteção Individual )
O extrato pirolenhoso, por outro lado, é uma opção natural e sustentável para o controle de pragas e doenças, reduzindo a dependência de produtos químicos nocivos.
Além disso, também pode ser utilizado como um repelente natural para afastar insetos indesejados das plantações.
( Pulgão Amarelo ? )
Tempero Culinário
Outra função interessante do extrato pirolenhoso é como tempero e aromatizante na culinária. Devido ao seu aroma defumado, o extrato pirolenhoso é utilizado para dar um sabor especial e defumado a diversos pratos.
Pode ser usado em marinadas, molhos, sopas e até mesmo em sobremesas, proporcionando um toque único às preparações culinárias.
Quais culturas pode ser aplicado?
Pulverizado na parte aérea pode ser aplicado no cultivo de: Soja, milho, algodão, feijão, girassol, café, maçã, cana de açúcar, batata, cenoura, nabo, pêssego, figo, Pêra, morango, rosa, crisântemo, cravo, tomate, pepino, beringela, pimentão, uva, alface, hortaliças, orquídeas entre muitas outras, inclusive nas HOYAS ! .
Hortaliças e legumes
O extrato pirolenhoso também pode melhorar a qualidade do solo para o cultivo de hortaliças e legumes. Ele contém nutrientes importantes, como nitrogênio, fósforo e potássio, que são essenciais para o crescimento saudável das plantas. Esses nutrientes ajudam as plantas a desenvolver raízes fortes e a absorver água e nutrientes de forma mais eficiente, resultando em colheitas mais produtivas e de melhor qualidade.
Frutas
Pode melhorar a qualidade das frutas, conferindo um sabor defumado e especial. Ele pode ser utilizado como um agente aromatizante natural, adicionando um toque único às frutas. Isso pode ser especialmente interessante para produtores de frutas que desejam oferecer produtos diferenciados e de alta qualidade aos consumidores.
Plantas ornamentais
Ajuda a prolongar a vida útil das flores cortadas. Ao adicionar o extrato pirolenhoso à água do vaso, é possível manter as flores frescas e bonitas por mais tempo, prolongando assim a sua beleza e durabilidade.
( Foto cedida por Guilherme Manzi, produtor de casca de arroz carbonizada e extrato pirolenhoso )
Legislação sobre extrato pirolenhoso
Com o recente lançamento da Portaria 52/2021, a qual revoga a Instrução Normativa 46 e atualiza os Anexos I ao VIII, o extrato pirolenhoso passa a ser permitido para uso no manejo, controle de pragas e doenças nos vegetais, tratamento de madeira e tratamento pós-colheita nos sistemas orgânicos de produção.