Prevenir ou Remediar?

Prevenir é melhor do que remediar, já diz o ditado popular
Todos nós enfrentamos desafios no nosso dia a dia, no mundo acelerado em que vivemos, situações inesperadas podem surgir a qualquer momento, muitas vezes impactando nossas vidas de maneira significativa e, muitas vezes devido a correria... negligenciamos o poder da prevenção.
Quando o problema aparece, buscamos por soluções rápidas, mas quando se trata de um “um ser vivo”, nem sempre isso é possível...
Quando a doença ou a praga já se apresentaram sinais ou sintomas, o que resta para ser feito é iniciar o tratamento ou, dependendo da gravidade, matar a planta para evitar que a praga se espalhe.
As medidas preventivas ( antes do problema )são mais eficientes, saudáveis e “baratas” que os tratamentos curativos ( remediar após o problema ).
São procedimentos que, cada vez mais, precisam ser incorporados à cultura dos brasileiros, pois temos “enraizado” que toda planta precisa de vaso grande para ter espaço para crescer e quando começa a ter algum problema.... É falta de água!
É necessário também, analisar as condições ideais de cultivo que são oferecidas em todas as épocas do ano, ou seja, o ambiente, o substrato, a água, a luz, o sol e os nutrientes...
- Ferramentas : Durante o manejo diário várias ferramentas são utilizadas e acabam sendo compartilhadas entre uma planta e outra, acarretando a transmissão de doenças. Tesouras, facas, serras e até as vestimentas precisam ser desinfetadas após o uso. Indica-se uma mistura de água sanitária ou “lisorform” para limpeza.
- Limpeza dos vasos: Restos de plantas mortas e “ervas daninhas” podem ser fonte de pragas e doenças e, ou retirarem os nutrientes das plantas. Indicamos que sejam retiradas.
Tipos de doenças ou pragas que podem atacar as plantas:
- Ácaro;
- Bactérias;
- Cochonilha;
- Fumagina;
- Fungo;
- Fungus Gnats ( mosca branca );
- Larva Minadora;
- Nematóides;
- Pulgão;
- Virus;
- etc
Você esta se prevenindo que essas pragas não se tornem um problema?